A Escola é um local onde se aprende sobre os mais diferentes assuntos, valores, ética e relações interpessoais, entre outros temas dos mais diversos, que permeiam nossas vidas e de grande relevância para a formação de um cidadão.

 

Sendo a escola reconhecida como um espaço estratégico, onde agrupa crianças e jovens em idade que sofre forte influência social e em formação de comportamento, são capazes de reproduzir principalmente em ambiente familiar experiências vividas no ambiente escolar. Sendo assim ensinar principalmente sobre boas práticas de higiene, trabalhar o corpo e a mente e sobre o processo saúde-doença, é uma forma de garantir a melhoria na qualidade de vida da sociedade.

 

Para um aprendizado de qualidade os estudantes também precisam usufruir de condições favoráveis de saúde, como alimentação, suporte afetivo e emocional, suporte higiênico, crescimento físico, ambiente limpo e em harmonia, sentimento de confiança entre outros. Sendo assim a saúde se torna um valor preponderante para o aprendizado.

 

Promoção da saúde nas escolas deve ser resultado de um método contínuo, em que ocorre a transformação coletiva do que se entende sobre o processo de saúde e doença e todos os seus fatores determinantes e condicionantes; porém para isso os profissionais de saúde e educadores, e todos os membros da comunidade escolar devem ser sujeitos ativos.

 

Desta forma é inquestionável o papel da escola na educação em saúde; é fundamental que os educadores tenham formação, didática e conhecimento suficientes para discorrerem sobre este assunto com os alunos, sem preconceito e com linguagem adequada; para incentivar a participação dos estudantes e a multiplicação de hábitos saudáveis.

 

A educação e a saúde são temas que estão relacionados diretamente ao desenvolvimento humano, logo é necessário uma visão integral e multidisciplinar, considerando as crianças e jovens em seu contexto familiar e social e principalmente uma conexão entre as escolas e os serviços de saúde da comunidade.

 

Abordar o tema saúde nas escolas é fundamental para melhorar a qualidade de vida dos alunos, seu aprendizado e sua conscientização sobre qualidade e longevidade de vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *