A água é responsável pelas mais diversas reações químicas no nosso organismo e por algumas de suas funções vitais, além de atuar nos processos fisiológicos, como por exemplo a digestão. Sendo o principal componente das nossas células, músculos e vísceras, ela representa 60% do peso corporal de um adulto.

 

O papel da água na regulação da temperatura corpórea é de grande importância, quando o calor torna-se exagerado, a diminuição do nível térmico ocorre através do suor que é composto essencialmente de água. A água faz parte da composição do plasma sanguíneo participando assim do transporte dos diversos nutrientes para as nossas células como também da limpeza do organismo liberando as toxinas e o excesso de minerais como o sódio e participando da formação da urina.

 

Diante de tantas funções é fundamental que fiquemos hidratados, o corpo não possui reservas ou condições para armazenamento de água, logo sua reposição tem que ser feita ao longo do dia.

 

A falta de água no organismo, acarreta em um menor volume de sangue prejudicando o funcionamento do coração, pode ainda causar fraqueza, tontura, dor de cabeça e fadiga. A urina de cor escura é um dos sintomas mais evidentes de que o corpo está precisando de água. A desidratação a casos mais extremos pode levar a morte, pois nosso corpo pode ficar muito tempo sem alimento, mas sem água apenas de três a cinco dias.

 

Se você já se convenceu que a ingestão de água é muito importante para sua saúde e precisa aumentar seu consumo temos algumas dicas simples. Tenha sempre por perto uma garrafinha de água; deixe uma no carro, uma na bolsa e copo no escritório. Outra forma é usar a tecnologia a nosso favor, utilizar aplicativos que lembrem do consumo de água em intervalo de tempo regular ou mesmo colocar um aviso no celular.

 

Algumas pessoas têm dificuldades de beber água por preferir líquidos que contenham sabor, saborizar a água é uma forma criativa de consumir o líquido, acrescentar hortelã, gengibre, limão ou frutas de sua preferência pode ser uma ótima opção para te ajudar a mudar seus hábitos e ingerir mais líquido. Diversifique o gosto e use a criatividade, deixar algumas horas na geladeira ou em uma garrafa com gelo aumenta ainda mais sabor.

 

 

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