Março é considerado o mês das mulheres. Isto não somente pela comemoração do dia internacional da mulher em 8 de Março, mas também pela conscientização, importância e combate ao câncer de colo de útero. Por isso, esse é um momento propício para alertar as mulheres sobre o risco dessa doença responsável por causar inúmeras mortes.


O câncer de colo de útero é causado pela infecção por alguns tipos do papilomavírus Humano ( HPV ), sendo uma doença silenciosa em seu início. Os sinais e sintomas da doença, tais como sangramento vaginal, corrimento e dor aparecem em fases mais avançadas, sendo que essas alterações são descobertas facilmente no exame preventivo (conhecido também como Papanicolaou). O exame pode ser feito em postos ou unidades de saúde da rede pública que tenham profissionais capacitados.


Além disso, tão importante quanto realizar o exame é buscar o resultado e apresentá-lo ao médico. Sua realização periódica permite reduzir a ocorrência e a mortalidade pela doença, por isso, é de suma importância realizá-lo.

Cuide-se!

Texto produzido por Silvana Pereira da Silveira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *