Durante o mês trouxemos algumas dicas de como cumprir metas, cuidados de verão… tudo isso pensando na campanha do mês – Janeiro BRANCO – afim de conscientizar a população sobre a importância do bem estar pessoal, alertando para saúde mental e despertando a atenção para o aumento significativo de transtornos relacionados ao humor e a ansiedade, como a depressão e os transtornos de ansiedade generalizada.

A sociedade em geral não dá tanta importância para a saúde mental quanto dá para a saúde física e a primeira acaba ficando negligenciada. Passa a se medicar sozinho ou ignorando sintomas de possíveis transtornos por vergonha ou por achar que é apenas drama. Porém, a ansiedade é um estado emocional de apreensão, uma expectativa de que algo ruim aconteça acompanhado por reações físicas desconfortáveis.
Os principais Transtornos de Ansiedade são: Síndrome do Pânico, Fobia Específica, Fobia Social, Estresse Pós-Traumático, Transtorno Obsessivo-Compulsivo e Distúrbio de Ansiedade Generalizada.
É comum a pessoa possa apresentar sintomas de mais de um tipo de transtorno de ansiedade ao mesmo tempo ou ter ao mesmo tempo um Transtorno de Ansiedade e outro como depressão.

Para se tratar é necessário que a pessoa entre em contato com um profissional de saúde, psicólogos e psiquiatras (dependendo do transtorno) são os ideias, começar uma terapia e se necessário, fazer uso de medicamentos.
Porém, segue aqui algumas dicas que possam reconfortar o coração de quem passa por essas questões. E antes disso, lembre-se: você não está só!

  • É importante Compreender e aprender a controlar as visões distorcidas das supostas fontes de estresse da vida, entendo que nem tudo está sob seu controle como o comportamento de outras pessoas. O que podemos controlar são nossas ações e reações perante os desafios da vida.
  • Reconhecer e substituir os pensamentos que causam pânico, diminuindo o sentimento de impotência
  • Gerenciar o estresse e relaxar quando os sintomas ocorrerem
  • Evitar cafeína, drogas ilícitas e até mesmo alguns remédios para gripe também pode ajudar a minimizar os sintomas
  • Um estilo de vida saudável que inclua exercícios, descanso suficiente e boa alimentação pode ajudar a diminuir o impacto da ansiedade.
  • Às vezes, a importância do evento não vale o estresse. O mundo não vai acabar caso você não consiga essa promoção no trabalho ou passar nessa prova, se manter calmo e ciente de que as coisas podem não dar certo ou sair como planejado são ações importantes para uma boa saúde mental.

    Mais informações: https://www.minhavida.com.br/saude/temas/transtorno-de-ansiedade-generalizada e no vídeo abaixo:

One thought on “Janeiro branco: campanha do bem estar

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