O Dia 05 de Agosto é comemorado como o Dia Nacional da Saúde, comemorado desde 1967 pelo Decreto nº 5.352. A data escolhida é em homenagem ao médico sanitarista Oswaldo Cruz, que nasceu no mesmo dia e teve uma importância na história de saúde do país no combate das epidemias da peste, febre amarela e varíola, no começo do século XX.

Assim a data foi instituída para a conscientização da nossa sociedade sobre a importância da educação sanitárias, despertando para a nossa população os cuidados que nos levam a ter mais saúde em nossa vida.

A definição de saúde vai muito além da ausência de doenças, trata-se de um bem-estar físico, mental e também social, ou seja, saúde está diretamente relacionada com uma qualidade de vida e hábitos saudáveis no dia a dia de toda a população.

Alguns hábitos bem simples de higiene pessoal e sanitária como a lavagem das mãos frequentemente, não compartilhar objetos de uso pessoal, cuidado com o meio ambiente como por exemplo não descartar lixo em local inadequado entre outros diversos exemplos que podem ser citados ajudam a reduzir as doenças de infecciosas; porém um estilo de vida mais saudável como a diminuição do tabagismo, prática de atividade física e alimentação adequada é fundamental para o combate as doenças crônicas não transmissíveis como diabetes, hipertensão, câncer entre outras.

Vale destacar que a saúde é um bem precioso que para podermos preservar por muito tempo depende de nós mesmo, de nossas escolhas e hábitos saudáveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *