Dia 29 de setembro, é comemorado o dia mundial do coração, um órgão muscular, tem mais em média o tamanho do punho fechado e pesa entre 250g e 300g em adultos. Com função de bombear o sangue para todo o corpo através do sistema vascular fornecendo oxigênio e nutrientes.

As doenças cardiovasculares são a maior causa de morte no mundo, tornando-se um problema de saúde pública, de acordo com a Organização Pan-americana de Saúde (OPAS/OMS), o que motivou a criação da data.

Os principais fatores de risco para problemas cardíacos são o sedentarismo, obesidade, tabagismo e hereditariedade, logo bons hábitos de vida ao longo da vida é a melhor forma de prevenção. A prática de atividade física recomendada por cardiologista é a preferência de treinos curtos e intensos e evitar a rotina para melhor adesão.

Alimentar-se de forma saudável diariamente, dando preferência a carnes, verduras, castanhas e sementes, frutas e nada de açúcar, evitar o álcool em excesso e tabagismo e por último praticar a gratidão e bons sentimentos, pois o stress é uma das principais causas de Hipertensão Arterial.

Cuide do seu coração, certamente ele é o musculo mais importante do nosso corpo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *