Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado, no Brasil, em 20 de novembro. Foi criado em 2003 como efeméride; incluída no calendário escolar até ser oficialmente instituído em âmbito nacional, mediante a publicação da Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011.

POR QUE ESTA DATA?

No ano de 1695, no dia 20 do mês de novembro, morreu Zumbi dos Palmares, XXX a liderança mais conhecida do chamado ‘Quilombo dos Palmares’, que se localizava na Serra da Barriga, atual estado de Alagoas. A fama, o símbolo de resistência e força contra a escravidão mostrado pelos palmarinos fizeram com que a data da morte de Zumbi fosse escolhida pelo movimento negro brasileiro para representar o ‘Dia da Consciência Negra’. A data foi estabelecida pela Lei 12.519/2011.

 

O ‘Dia da Consciência Negra’ é visto também como uma oportunidade para chamar atenção para a luta contra o racismo e rever

as políticas públicas brasileiras, voltadas para a população negra em áreas como trabalho, educação, segurança, saúde, além de discutir formas de intolerância que afetam pessoas de ascendência africana.

 

“Existe uma História do povo Negro sem o Brasil. Mas não Existe uma História do Brasil sem Povo Negro.”   Januário Garcia.

FONTES:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_da_Consci%C3%AAncia_Negra

https://escolakids.uol.com.br/20-de-novembro-dia-da-consciencia-negra.htm

https://acervo.oglobo.globo.com/em-destaque/dia-da-consciencia-negra-celebra-zumbi-torna-se-marco-da-luta-por-direitos-22061343

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *