A serotonina é um hormônio que atua regulando o humor, sono, apetite, ritmo cardíaco, temperatura corporal, sensibilidade e funções intelectuais e por isso, quando este hormônio se encontra numa baixa concentração, pode causar mau humor, dificuldade para dormir, ansiedade ou mesmo depressão. Uma das formas de aumentar a concentração de serotonina na corrente sanguínea é consumindo alimentos ricos em triptofano, praticar exercícios físicos com regularidade e em casos mais severos, tomar remédios.
Agora que já passou o carnaval e o ano realmente começou, resolvemos trazer alguns alimentos que podem ajudar a reduzir a ansiedade e aumentar os níveis de serotonina.

1. Alimentos com vitamina C – Ex: frutas cítricas (limão, abacaxi, acerola, laranja). Diminuem a secreção de cortisol (hormônio do estresse) e promovem bom funcionamento do sistema nervoso, aumentando a sensação de bem-estar.

2. Ovo (principalmente cozido) e leite – são fontes de triptofano (aminoácido que alivia os sintomas da ansiedade) – é recomendado o consumo de 2 a 3 porções por dia desses alimentos.

3. Banana – ajuda no combate da depressão e alivia os sintomas da ansiedade graças ao alto teor de triptofano. Por conta também da enorme quantidade de potássio, ajuda na prevenção contra doenças cardiovasculares e ainda é essencial para a condutividade elétrica dos neurônios.

4. Espinafre – contém ácido fólico (vitamina antidepressiva natural) que ajuda a eliminar resíduos químicos oxidantes do cérebro “desenferrujando-o” e melhorando seu funcionamento.

5. Chocolate – rico em flavonoides (antioxidante) que favorece a produção de serotonina responsável pela sensação de bem-estar. É recomendado 30 gramas de chocolate por dia e de preferência o amargo (mais rico em flavonoides).

6. Peixes (salmão, atum, sardinha) – Ricos em ômega-3 (gordura boa e rica em ácidos graxos que melhoram o funcionamento do cérebro e reduzem a ansiedade). Possuem também muita vitamina D, que facilita a absorção de cálcio (essencial para o desenvolvimento dos ossos e dos dentes).

7. Amêndoas, castanhas e cereais – são ricos em óleos saudáveis, além de vitaminas B2 e E, configurando-se ótimos alimentos que diminuem a ansiedade. É indicado um consumo diário de 1/4 de xícara por pessoa.

8. Acelga – rica em magnésio, ajuda a forjar a sensação de tranquilidade, assim também como reduzir o risco de condições sérias (AVC, diabetes). Além disso, é rica em antioxidantes que trabalham para prevenir até mesmo o envelhecimento precoce e combater doenças cardíacas.

9. Frutas vermelhas (Melancia, cereja, framboesa, morango, amora) – Ricas em antioxidantes e vitaminas B, que retardam o envelhecimento e ajudam no funcionamento das células do nosso corpo. Cheias também de fibras que reduzem o colesterol e auxiliam no funcionamento do intestino.

10. Grãos integrais (arroz integral, pão integral e aveia) – São completamente ricos em vitaminas do complexo B, especialmente a B6, B12 e o ácido fólico, sendo importante reguladoras do sistema nervoso, e participam da produção de serotonina (hormônio da felicidade).

Além desses principais, lembrem-se de se hidrataram diariamente, a água é primordial para que todo o organismo funcione bem, principalmente nossa cabeça, sempre cuidem bem dela.
Fonte: twitter

 

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