Em 31 de março comemoramos o Dia Nacional da Saúde e Nutrição de acordo com o calendário do Ministério da Saúde. Essa é um momento válido para  refletir como estão sendo feitas nossas escolhas, se estamos nos priorizando, cuidando da nossa saúde, nos alimentando de forma saudável – com equilíbrio, fazendo exercício físico, cuidando da mente, da alma, sabendo a hora de se divertir e a hora de cuidar de assuntos mais sérios… Afinal, todas essas escolhas estão intimamente relacionadas à nossa qualidade de vida, a alimentação pode influenciar no nosso humor, no nosso intestino e no sono (esses são apenas alguns exemplos).

A boa alimentação é fruto de uma prática, de hábitos, de educação e isso deve começar desde cedo, ao nascimento, com o aleitamento materno exclusivo até os 6 meses de vida. Após essa fase, a amamentação poderá ser feita de maneira complementar até os 2 anos. Em cada fase da vida (criança, adolescente, adulto ou idoso), o ser humano possui diferentes necessidades nutricionais.

É importante saber reduzir o consumo de alimentos processados e aumentar o consumo de frutas e verduras. Pequenas mudanças na alimentação terão grande valor na prevenção de doenças crônico-degenerativas. Para isso, algumas questões simples de uma reeducação alimentar como: adicionar mais fibras na alimentação, beber mais água, reduzir consumo de álcool… Fazem uma diferença enorme no bem estar do indivíduo.

Trouxemos algumas dicas básicas e atitudes que podem fazer a diferença na sua alimentação, confira:
– Evite o consumo de alimentos ricos em calorias e industrializados, gordurosos e salgados;
– Aumente o consumo de frutas, verduras e legumes, cereais integrais e feijões;
– Beba bastante água;
– Reduza ou evite o consumo de bebidas alcoólicas e o uso do cigarro;
– Faça exames preventivos e consulte sempre o seu médico;
– Faça exercícios físicos regulares, diariamente ou pelo menos três vezes por semana, após consultar o seu médico;
– Durma pelo menos 8h num período de 24h.

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