Hoje, 20 de Janeiro, é comemorado o dia Nacional dos Farmacêuticos. Nós, do Instituto Albatroz, não poderíamos deixar o dia passar em branco, temos certeza que o campo da ciência e da saúde não seriam tão bem evoluídos se não fosse por esses profissionais apaixonados pela sua função! Nossos parabéns a todos Farmacêuticos que se preocupam com a saúde coletiva e com o bem estar da humanidade, assim como nós, vêm no outro uma oportunidade amar e fazer o bem!
COMO SE DEU A ORIGEM DESSA DATA?
Essa data foi proposta inicialmente no ano de 1941 pelo farmacêutico Oto Serpa Grandado, tendo como referência a data de fundação da Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF), que na época era considerada a maior instituição que representava a categoria no Brasil.
Muitos anos depois, o Conselho Federal de Farmácia reconheceu a data como o Dia do Farmacêutico, e em 2010 essa data foi oficializada através da Lei Federal 12.338/2010.
O PROFISSIONAL DE FARMÁCIA E SEUS DIVERSOS PAPÉIS
O Farmacêutico tem habilidades que muitos desconhecem, segundo seu Conselho esses profissionais podem atuar em setenta e uma áreas distintas.
Os farmacêuticos atuam não só nas redes de farmácias e drogarias, como estamos habituados em conhecer. Eles desempenham seu trabalho em diversas outras especialidades, no desenvolvimento de produtos e diagnósticos, nas análises toxicológicas e dermatológicas, no controle ambiental, higiene, segurança no trabalho, educação, alimentos e cosméticos. Têm importante papel no setor industrial, como pesquisa e produção de novos fármacos, controle e qualidade, registro desses produtos junta à ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e distribuição desses medicamentos.
Assim o Farmacêutico é responsável pela promoção da saúde, bem-estar e educação a população quanto ao acesso e uso racional de medicamentos. É um agente da saúde, contribuindo para o conforto da população e dos enfermos, aumentando a efetividade da assistência à saúde e tratamento medicamentoso, além de atuar na prevenção de saúde.
NOSSA MENSAGEM
Ser farmacêutico é ser agente da saúde, é fazer misturas agradáveis, compor unguentos, acalmando as dores e curando-as. É um trabalho que não tem fim, de doação a humanidade, é transformar substâncias em medicamentos, em cura, em saúde. É encapsular a dor e trazer sofrimento bem-estar e contentamento para aqueles que precisam.