Mais um mês de campanha, nesse período Outubro se pinta de rosa para promover a conscientização e compartilhar informação sobre o Câncer de Mama, proporcionar maior acesso a diagnóstico, tratamento, qualidade de vida e contribuir para a redução da mortalidade.

O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, não somente no Brasil, mas também no mundo e estima-se que a cada ano cerca de 29% dos casos novos de câncer entre as brasileiras seja de mama. O autoexame é importante pois faz com que as mulheres se familiarize com a textura e aparência dos seus seios para assim que perceber qualquer alteração no tamanho, nódulos ou dor relate a um médico.

A mamografia consiste em um raio-x da mama, que feito de forma periódica é a melhor forma de detectar o câncer de forma mais precoce possível; é indicado que a partir dos 40 anos de idade este exame deva ser realizado uma vez por ano.

Neste Outubro Rosa 2020, a Sociedade Brasileira de Mastologia lança a campanha Quanto Antes Melhor, com o intuito de chamar a atenção das mulheres para um estilo de vida saudável no dia a dia. Vários estudos demonstram que o sedentarismo, obesidade e ingestão de alimentos de má qualidade aumentem os riscos para o câncer de mama e ainda proporciona uma má qualidade de vida para quem está em tratamento.

 

Dicas e Hábitos para uma Rotina Saudável:

  • Alimente-se bem, sempre priorizando os alimentos naturais e evitando os alimentos industrializados;
  • Evite o excesso de carboidratos simples, como açúcar, farinha de trigo, refrigerante, suco de caixinha entre outros;
  • Procure ingerir proteínas de boa qualidade, frutas, legumes e verduras por serem fontes de vitaminas e minerais essenciais e ricas em fibras que ajudam na saciedade e no funcionamento adequado do intestino.
  • Pratique exercícios físicos durante a semana;
  • Cultive bons sentimentos e evite o estresse;
  • Faça autoexame da mama e conheça e seu corpo;
  • Realiza a mamografia anualmente a partir dos 40 anos de idade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *